Formação Psicanalítica

Requisitos necessários para inscrição 

O primeiro requisito para participar da Formação Psicanalítica do GEPFOR, é ser formado em Medicina ou Psicologia e ter o interesse em aprofundar-se na Teoria e na Técnica da Psicanálise.

Como acompanhamos os standards para a formação psicanalítica propostos pela International Psychoanalytical Association (IPA), alguns requisitos formais precisam ser observados.

Para os médicos e psicólogos, referendados pela Comissão de Ensino, serão necessárias 3 (três) entrevistas individuais com analistas diferentes, no propósito de subsidiar o processo de seleção e aprovação do aspirante à formação psicanalítica.

Todos os interessados na formação psicanalítica precisarão fazer uma análise pessoal com um analista didata do GEPFOR, no mínimo três vezes por semana, durante o mínimo de um ano, antes do início dos seminários. Como a análise pessoal faz parte do tripé em que a transmissão da psicanálise se apóia, esta análise estará vinculada, no mínimo, até o término do primeiro caso de supervisão e deverá ter a anuência da dupla analista e candidato para sua conclusão.

Os interessados que satisfizerem esses requisitos farão novas entrevistas com os analistas do GEPFOR e, se forem aprovados pela Comissão de Ensino, iniciam um programa de formação teórica e clínica que inclui seminários e supervisões individuais e em grupo.

A relação nominal dos analistas didatas do GEPFOR é fornecida pelo Instituto de Ensino de Psicanálise do GEPFOR ou pela secretária do GEFFOR.

A formação no que diz respeito à sua carga horária de teoria e técnica Psicanalíticas tem duração de aproximadamente de cinco anos.

O Curso de Formação Psicanalítica compreende a realização de seminários teóricos, técnicos e clínicos, duas supervisões individuais com analistas didatas do GEPFOR, seminários clínicos em grupo, análise didática no mínimo três vezes por semana, entrega de trabalhos teóricos pelo candidato em Formação quando solicitado, relatórios de supervisões clínicas e um trabalho teórico/clínico de conclusão.

O interesse de todas as pessoas pela psicanálise e pelo GEPFOR é sempre muito bem-vindo por todos nós. Caso tenha interesse em obter informações mais detalhadas sobre os procedimentos de inscrição para a seleção, teremos prazer em lhe enviar um resumo desses procedimentos e uma ficha de inscrição. Informações mais aprofundadas podem ser obtidas diretamente no GEPFOR.

Agradecemos pelo seu interesse.

Documentação exigida para aspirante à formação analítica do Instituto de Psicanálise do GEPFOR.

1) Apresentação de Curriculum Vitae documentado a ser entregue com 4 cópias.

2) Preenchimento da ficha de inscrição.

3) Xerox autenticada da Carteira de Identidade, Diploma de Graduação e Pós-graduação (se houver)

4) 1 foto – 3×4.

5) Para os que participarem do processo de seleção, após a conclusão, aguardar o retorno do Instituto e da Comissão de Ensino.

Baixe a ficha de inscrição

Instituto de Psicanálise do GEPFOR
Diretoria

Maiores informações:  Av. Dom Luis, 300 – Salas 1029/1030 | Avenida Shopping & Office | 60160-230 | Contatos: 3264 7709 | 85 98793 8067 | psicanalisefortaleza@gmail.com  | http://www.gepfor.org.br | https://www.facebook.com/GEPFOR